O relator da sabatina de Jorge Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Weverton Rocha (PDT-MA), disse nesta terça-feira (2), em coletiva, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se reunir com Davi Alcolumbre para definir um novo cronograma após o cancelamento da agenda no Senado.
A sabatina de Jorge Messias, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), estava marcada para 10 de dezembro, mas foi suspensa por Alcolumbre nesta terça-feira.
Segundo o senador, a decisão “dá as condições” para que o trabalho de relatoria seja mais assetivo e que, além disso, passou as últimas horas ajustando o processo de interlocução entre Palácio do Planalto e Senado Federal.
“O presidente Lula me disse ontem que assim que retornar do Nordeste ele irá procurar o Alcolumbre e marcar um encontro para que os dois possam, como chefes de poderes, dialogar”, afirmou.
Segundo o relator, Lula “certamente entregará a mensagem e estabelecer um novo cronograma”.
A indicação de Jorge Messias ao STF é considerada estratégica pelo governo, que busca consolidar sua influência na Corte após o pedido de aposentadoria de Luís Roberto Barroso,em outubro deste ano.
A suspensão da sabatina ocorre em meio a articulações políticas no Senado, onde Alcolumbre, tem papel central na definição do calendário.
Análise: Sem data definida para sabatina, Alcolumbre pode criar problema para governo | CNN ARENA
Comentários: